A Exploração Offshore

0
65
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um marco na história da Petrobras foi a decisão de explorar petróleo no mar. Em 1968, a companhia iniciou as atividades de prospecção offshore, com a descoberta do campo de Guaricema, em Sergipe.

Entretanto, foi na Bacia de Campos, no litoral fluminense, onde a Petrobras encontrou grandes reservas transformando o Estado do Rio de Janeiro no maior produtor de petróleo do país. A exploração nesta bacia começou no final de 1976, com o poço 1-RJS-9-A, que deu origem ao campo de Garoupa, situado em lâmina d`água de 100 metros. Já a produção comercial, começou em agosto de 1977, através do poço 3-EM-1-RJS, com vazão de 10 mil barris/dia, no campo de Enchova. Por se tratarem de águas hoje consideradas rasas, as primeiras plataformas construídas eram do tipo fixas, que consistem em jaquetas assentadas no fundo do oceano.

Com a descoberta e exploração dos campos gigantes de Marlim, Albacora, Barracuda e Roncador, a bacia de Campos chegou a ser responsável pela produção de 84% de toda a produção nacional.

A Bacia de Campos tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados e se estende do estado do Espírito Santo nas imediações da cidade de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Esta Bacia já chegou a ser responsável por 84% da produção nacional de petróleo.

Na década de 1980 a Petrobras chegou a descobrir óleo além da camada pré-sal nas Bacias de Campos e Sergipe-Alagoas. Na época, no entanto, não havia tecnologia para a exploração comercial deste recurso.

A “expertise” adquirida com a exploração na bacia de Campos,  permitiu à Petrobras desenvolver tecnologia de exploração em águas profundas e ultraprofundas – O Brasil está entre os poucos países que dominam todo o ciclo de perfuração submarina em campos situados a mais de dois mil metros de profundidade.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui