Geologia

0
30
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A camada pré-sal é uma faixa do subsolo oceânico que se estende ao longo de 800 Km de extensão e cerca de 200 km de largura entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, englobando as bacias sedimentares do Espírito Santo, que vai da divisa do estado do Espírito Santo com a Bahia, até Vitória; Campos, de Vitória a Cabo Frio; e Santos, de Cabo Frio a Florianópolis.

O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, tanto a 3 mil metros abaixo da superfície como de 3 a 5 mil metros abaixo do leito do mar após uma extensa camada de sal que pode chegar a 2 km de espessura.

O petróleo da camada “pré-sal” foi originado de materiais orgânicos depositados no fundo de uma longa faixa de mar que se criou à medida em que os continentes africano e sul- americano se separaram há cerca de 120 milhões de anos. Com o passar do tempo a evaporação das águas permitiu a formação de uma espessa camada de sal sobre os sedimentos que viriam a ser transformados no petróleo como hoje o conhecemos, bem como bolsões de gás natural.

Os geólogos estimam a existência de reservas semelhantes no lado africano, simetricamente.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui