Mais um acidente na Bacia de Campos

0
57
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Uma das amarras do sistema de ancoragem da Plataforma P-50, rompeu-se na noite do dia 22 de setembro, forçando a paralisação da produção da Unidade, estimada em cerca de 20 mil barris de petróleo/dia. A Petrobras informou que a plataforma está estável e em segurança, ainda ancorada por outras 15 amarras, sem oferecer qualquer risco às 178 pessoas que trabalham embarcadas na unidade.

Esta é a quarta ocorrência de acidentes na bacia de Campos este ano, a segunda com a P-50 que opera no Campo de Albacora Leste, onde em abril deste ano vazaram cerca de mil litros de óleo causado por rompimento de oleoduto. Em fevereiro o acidente foi com a P-58 no Parque das Baleias, também na bacia de Campos, quando fazia transferência de óleo para navio aliviador. E em agosto, trincas no casco da FPSO Rio de Janeiro no campo de Espadarte provocaram vazamento de óleo no mar e a evacuação da tripulação. A embarcação, locada à Petrobras pela Modec foi construída no ano de 1986 e estava fora de operação.

Descomissionamento

Apesar de serem plataformas relativamente novas – a P-58 tem quatro anos de operação e a P-50, mais velha, com 13 anos – esses acidentes têm servido de alerta para a necessidade de aceleração do processo de descomissionamento das 67 plataformas da Petrobras com mais de 25 anos de operação, muitas delas operando na bacia de Campos.

A falta de uma regulação clara no Brasil para este tipo de atividade, a complexidade para a desativação de equipamentos offshore – plataformas e um emaranhado de dutos e cabos submersos – além do fato de ser a primeira vez que a Petrobras se vê obrigada a desativar seus equipamentos mais antigos, têm atrasado os trabalhos de descomissionamento.

Esta demora aumenta em muito os riscos de acidentes, principalmente na bacia de Campos, onde se encontram grande parte destes equipamentos mais desgastados.  Foi nela onde tudo começou chegando a produzir, em seu auge, mais de 80% da produção nacional de petróleo, e onde ocorreram trágicos acidentes, e agora precisa ser criteriosa e paulatinamente desativada ou revigorada. É a conta que chega desta trajetória de grandes conquistas e perdas, e deve ser paga logo, o mais rápido possível.

Mais sobre descomissionamento:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui